Contato

terça-feira, 7 de julho de 2015

Refletindo com B F Skinner n° 4: Ainda não vimos o que o homem pode fazer do homem!



Bom dia! Você deve estar se perguntando

- O que o Superman tem a ver com Psicologia Comportamental?

Calma, que vou explicar a relação, mas adianto que tem mais a ver com o que nós podemos nos tornar, do que com o que somos hoje.

Se você acompanhou os artigos do blog até aqui, mas principalmente estes; 




B. F. Skinner, foi um Psicólogo americano que se dedicou por anos ao estudo do comportamento para encontrar as leis regem o funcionamento deste. Ele começou com animais simples (Ratos e Pombos) dos quais extraiu leis básicas que funcionariam em tese em todos os organismos mais complexos, dentre eles eu e você! 

Isso mesmo, nosso comportamento humano por mais complexo que seja, é regido por leis simples que foram observadas e descritas primeiramente em animais. 

Não preciso nem dizer que Skinner causou uma ENORME polêmica. A partir de um certo momento de sua carreira, Skinner e seus colaboradores, os Analistas do Comportamento, se dedicarem em analisar cada comportamento humano de forma a descreve-lo com as leis simples extraídas do laboratório experimental. 

E tiveram muito exito! Skinner no final de sua vida, estava se dedicando a temas complexos como Cultura, Comportamento Social, e Planejamento de Sociedades Utópicas. 

Mas o que tudo isso tem a ver comigo? Você se pergunta. 

Segundo Skinner, nós Analistas de Comportamento, de posse das leis que controlam o comportamento humano, poderíamos construir sociedades que promovessem comportamentos mais saudáveis e produtivos, visando sempre a sobrevivência dessa sociedade. 

Uma sociedade nada mais é que um aglomerado de seres humanos se comportando sob controle de múltiplas causas, todos capazes de serem descritos pelas leis, ou PRINCÍPIOS COMPORTAMENTAIS. 

Com o conhecimento das leis, e o controle das causas ou VARIÁVEIS, seria possível produzir comportamentos melhores, empatia e afeto entre pessoas, cuidados com o meio ambiente, criatividade e inovações para melhoras individuais e sociais. Resumindo: DESENVOLVIMENTO PESSOAL/ CULTURAL E PROMOÇÃO DE SAÚDE. 

Conforme te expliquei anteriormente, seu REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL, é fruto de suas relações com seu AMBIENTE de modo a produzir CONSEQUÊNCIAS, que o modificam. 

Tudo o que você chama de personalidade, ou mesmo EU, é produto de suas relações comportamentais com o MEIO SOCIAL. 

Sua família, parentes, escola, televisão, livros, músicas, amigos, etc... 

Note porém que não estou dizendo aqui que você é DETERMINADO por seu meio, mas que a relação é ativa, você desenvolve REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL para lidar com esse meio, se adaptar a ele de maneira ativa. 

Podemos ver casos na televisão de pessoas que nasceram em um ambiente de extrema pobreza e abandono que se tornaram pessoas bem sucedidas e maravilhosas, enquanto pessoas que nasceram em ambientes abastados, nos quais ela recebeu todo tipo de carinho e mimo, que se tornaram criminosas. 

Uma análise superficial poderia dizer que a teoria de Skinner está furada, porém se olharmos direito para a questão, veremos, que o repertório desenvolvido pela pessoas está sim coerente com seu ambiente, que passarei a partir de agora a chamar de CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO. 

Vamos pegar o caso da criança que cresceu na pobreza e abandono, por exemplo, uma criança favelada.

Essa criança por ter pais que trabalhavam fora o dia todo, e pouco podiam prover em relação a brinquedos e roupas, e muitas vezes comida, mas que no fim do dia conversavam e mais importante que isso, mostravam a importância do esforço, do estudo e do trabalho, mesmo que de forma pouco afetiva. Deram um MODELO para ela de como se comportar em um ambiente difícil, TRABALHANDO, ESTUDANDO E SE ESFORÇANDO, o que a levou a se formar, trabalhar e conquistar bons empregos e cursar uma faculdade. 



Ou seja, o REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL dela foi desenvolvido nesse sentido, enquanto o de outras em que os pais não se esforçavam tanto, ou mesmo mentiam (uns para os outros na frente do filho), ou de outras maneiras eram desonestos, preguiçosos ou só reclamavam sem nada fazer. 

O Repertório comportamental de resiliência foi desenvolvido no caso do menino da favela. 


Vejamos agora o segundo caso, a criança abastada e cheia de mimos. Desde pequena ela não precisava se comportar para ganhar recompensas, seus pais a saturavam de brinquedos e guloseimas. 

Você consegue adivinhar qual repertório ela desenvolveu? 

Quase nenhum REPERTÓRIO DE AUTONOMIA, e baixa tolerância a frustração. Para essa criança e futuro adolescente e adulto, o mundo é um eterno PARQUE DE DIVERSÕES e toda vez que eu não ganho algodão doce minha vida não vale a pena. 



Como todos sabemos, a vida raramente nos dá "Algodão Doce", então essa criança aprende a manipular os pais para obter as coisas que quer, esse é o REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL que ela desenvolveu. 

Essa manipulação pode se estender a outras pessoas, e contextos. E Voilá saindo do forno o nosso filho problema.

Justin Bieber ilustra bem o repertório que é desenvolvido por pessoas mimadas. 


Como podem ver, o ambiente não nos determina, ele é um contexto em que podemos nos desenvolver em um sentido bom ou ruim, conforme ele nos possibilita. 

E onde quero chegar com essa longa reflexão? 

Veja, temos a ciência, sabemos como o ambiente pode nos influenciar em nosso Desenvolvimento Pessoal, então porque teimamos em deixar tudo ao acaso? 

Podemos controlar o ambiente para que as pessoas desenvolvam comportamentos saudáveis a partir de agora!!! 

Lembra quando contei sobre o Psicólogo Comportamental ser um profissional que trabalha com Desenvolvimento Pessoal e Promoção de Saúde? Pois é! 

O que fazemos é analisar as CONTINGÊNCIAS com você, nosso cliente para que possa aproveitar as possibilidades que seu contexto pode oferecer para se desenvolver e assim se sentir mais competente e feliz! 

"Ainda não sabemos o que o homem pode fazer do homem", talvez podemos torna-lo um Super - Homem !!!



Abismo esse que depois de homens como Skinner, já não é tão misterioso graças ao conhecimento que possibilita profissionais a nos ajudar nessa travessia! 


Um forte abraço e continuem caminhando! 


Marcos Adilson Rodrigues Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário