Contato

segunda-feira, 27 de julho de 2015

5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE EMPATIA

Bom dia!

Hoje falaremos de uma habilidade que é extremamente necessária para construirmos relacionamentos significativos e saudáveis com as outras pessoas. A EMPATIA!

Empatia, vem do grego empáthea que quer dizer "Entrar no Sentimento", originalmente utilizado por filósofos estéticos para designar aquele estado em que você tenta sentir o que o artista sentiu ao produzir a obra de arte.

É uma habilidade tipica de animais complexos, como os humanos, mas que depende de um ambiente propício para ser desenvolvida. Aquele que é capaz de se "empatizar" tem menor chances de se engajar em atitudes violentas, e o contrário também é observado. Mesmo porque, cometer violência contra outra pessoa é incompatível com colocar-se em seu lugar.

Mas como afinal aprender e desenvolver a empatia em sí mesmo e nos outros?

Vamos lá.

1 - Entre em contato com suas próprias emoções

Emoções negativas são ruins de serem sentidas, e é natural que fujamos delas.  Essa fuga porém tem outro efeito colateral, acabamos por também não desenvolvermos nosso repertório emocional positivo junto com o negativo. Em outras palavras, ao jogar a água do banho, jogamos o bebê junto!

O que estou sentindo é raiva?
É tristeza?
Eu realmente amo fulano?
Eu realmente gosto disso?

Etc...

Entre em contato com suas emoções, permita-se senti-las e entende-las. Reserve um momento do seu dia para rir, chorar, pensar sobre essas emoções ou mesmo escrever sobre elas.

OBS: A Psicoterapia dentre outros benefícios, desenvolve esse repertório de entrar em contato com emoções.

2 - Seja capaz de identificar os estados emocionais do outro a partir de sinais

É surpreendente, e ao mesmo tempo comum, existirem pessoas que não sabem diferenciar emoções como alegria de raiva, ou tristeza de prazer apenas olhando para as expressões faciais e voz dos outros.

Faça o seguinte teste para descobrir se você é capaz de identificar.

Escreva em algum lugar o nome de cada sentimento associado a cada foto abaixo, nessa ordem apresentada (da esquerda para a direita, de baixo para cima).



A resposta se encontra AQUI

Você acertou quantos? se foi capaz de acertar pelo menos 4, você está na média. Se não, não se preocupe, é possível desenvolver essa habilidade de discriminar sentimentos, basta que você se interesse por isso e a partir de agora comece a perguntar para as pessoas quando as vir.

- Você está triste?
- Você está com medo?
- Isso é nojento?

etc.

3 - Seja coerente com a emoção do outro


Existem pessoas que ao perceberem que outras pessoas ao seu redor estão felizes acabam por ficarem irritadas, ou quando percebem que o outro está triste, tentam a qualquer custo força-lo a ficar feliz (como se isso funcionasse).

Isso pode derivar do histórico de vida em que seus pais e parentes, por também não saber como lidar com emoções, reprimiam e invalidavam seus sentimentos.

Quando uma pessoa estiver triste, o natural é sentir-se comovido com o que ela está sentindo (afinal se você fica triste com a tristeza alheia, está indo bem no caminho de ser empático) e oferecer um abraço, palavras carinhosas como: "Estou aqui do seu lado", "De estar sendo difícil", "Fique a vontade para chorar".

Dica adicional: ABRACE, ABRACE E ABRACE!!!
Os sentimentos devem ser vividos em sua integridade e não negados!!! Sejam eles Raiva, ou mesmo Alegria!

Aquilo que é reprimido tende somente a crescer como as águas em uma represa.

4 - Imagine-se no lugar da pessoa que está sentindo tal e tal sentimento



Leia muitos livros de ficção, assista filmes (de preferência dramas e biografias), amplie seu repertório de descrições de como as pessoas se sentem em diferentes contextos. Coloque-se no lugar das pessoas, tente imaginar se ela está com frio, sono, tristeza, raiva, medo, alegria.

A caixa mau humorada da padaria é uma ¨&*)%&% ou ela apenas está irritada por não saber como resolver suas situações de abuso trabalhista, ou mesmo em sua vida pessoal?

Aquela garota que nunca puxa assunto é "esnobe" ou tem medo da avaliação que as pessoas fariam dela?

Os motivos das pessoas podem te surpreender! Exercite sua imaginação!


5 - Reconheça que as pessoas são diferentes (e não erradas)

Sense 8: Um seriado em que é analisado o ponto de vista de 8 pessoas totalmente diferentes


Diferentes eventos produzem diferentes emoções em diferentes pessoas de acordo com o histórico de vida dessas pessoas. O mundo possui mais de 7 bilhões de pessoas únicas. Nenhum ser humano é igual ao outro, as vezes se assemelham em algumas coisas, porém cada um trás uma identidade que é só dele.

Pessoas possuem opiniões diferentes sobre assuntos, muitas vezes discordantes das que você possui, e não necessariamente estão erradas.

As vezes você está errado e não quer admitir, e as vezes nenhum está errado, pois cada um está utilizando os próprios critérios para julgar a situação e dentro desses critérios ambos estão certos.



Aguardo o seu comentário!

Abraço!











Nenhum comentário:

Postar um comentário