Contato

quinta-feira, 23 de julho de 2015

10 TÁTICAS PARA VOCÊ SE TORNAR MAIS CRIATIVO

Bom dia!

O texto de hoje será especial pois trataremos de um assunto que eu adoro e provavelmente você também!

CRIATIVIDADE!



Mas afinal o que vem a ser criatividade?

A criatividade é a característica mais importante do ser humano pois possibilita acharmos soluções novas para problemas novos que se apresentam.

Considero criatividade quando alguém emite comportamentos variados mesmo frente as mesmas situações. Ou seja, uma pessoa que está sempre inventando novas formas de fazer as coisas, seja em situações novas, seja nas mesmas situações.

Mas de onde vem essa habilidade que chamamos de criatividade?

Conforme venho trabalhado aqui em meus textos, muitas coisas que achamos que são internas e misteriosas, são na verdade produtos de nossas relações com um tipo específico de ambiente.

É ai que vem a grande novidade de nossa abordagem de psicologia, a Análise do Comportamento, sabendo que ambiente é esse, nós podemos aumentar as chances das pessoas serem criativas!

As dicas que vou dar agora são baseadas nessa nossa compreensão para que você possa, com autogerenciamento aumentar as chances de você próprio ser mais criativo, e em consequência disso feliz!

Vamos lá então..

1 - MUDE AS ROTAS QUE VOCÊ TOMA



É normal o nosso comportamento se padronizar de acordo com o caminho mais "lógico". As pessoas de uma forma geral tomam o mesmo caminho por anos, seja da casa para o trabalho (e do trabalho para casa), da casa para a escola, e etc. Essa tendencia ao padrão é que chamamos de COMPORTAMENTO ESTEREOTIPADO.

Para que a CRIATIVIDADE se desenvolva é necessário quebrar o padrão em pequenas coisas de maneira divertida, portanto mude seus trajetos, se possível pegue ruas diferentes, perceba a diferença na paisagem, placas, árvores, casas, tente não tornar o trajeto automático.

2 - INVERTA A ORDEM EM QUE COLOCA SUAS ROUPAS



Parece bobagem, mas se estamos buscando criatividade, é necessário realizar inversões e embaralhamento de comportamentos que estão padronizados a anos. Portanto quanto mais contexto nós fizermos isso, maior é a força da criatividade que irá se desenvolver.

Se você coloca as calças primeiro, coloque elas por ultimo. Se você coloca a meia do pé direito primeiro, coloque a do esquerdo, calce o sapato antes de por a camisa, etc.

Quanto mais invertido melhor!

3 - MUDE O PADRÃO DE ARRUMAÇÃO E POSIÇÃO DE SEUS MÓVEIS



Não se acostume com um padrão de arrumação, de tempos em tempos, inverta a ordem e a posição das coisas. Algumas pessoas vivem a tantos anos seguindo padrões de comportamentos estereotipados, que uma leve mudança causa um certo desconforto. Mas é preciso persistir, para que a criatividade se desenvolva é preciso a variação.

4 - OUÇA MÚSICAS DE ESTILOS QUE NUNCA OUVIU



Nossos hábitos devem ser flexibilizados, bem como gostos. Ouvir um estilo ao qual não se está habituado amplia nosso repertório comportamental de apreciar coisas novas, portanto perca um pouco de preconceito e vá apreciar coisas diferentes.

OBS: Se nunca ouviu, Jazz, Rock, Metal, Música Regional, Folk ou Música Clássica vá correndo ouvir esses estilos!

5 - NÃO FIQUE UM DIA SEM APRENDER SOBRE UM ASSUNTO DIFERENTE



Para que ocorram respostas diferentes em nosso REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL, é preciso que tenhamos um contato diversificado com diversos contextos e assuntos. Portanto não fique um dia sem ler algo, pode ser na internet, revistas, livros, ou mesmo programas de tv e podcasts que seja totalmente diferente do que já sabe.

6 - VÁ A LUGARES QUE NUNCA FOI



Não estou falando necessariamente de viajens, pode ser mudar a lanchonete que sempre pede seu lanche, ou mesmo a pizzaria. Você já comeu comida Japonesa? Indiana? Mexicana?

Já foi a um Museu, Teatro ou Cinema?

Já conhece todos os Supermercados do seu bairro ou cidade?

Vá correndo conhecer!

7 - QUANDO EM LANCHONETE OU RESTAURANTES PEÇA COMIDAS DIFERENTES




Pessoas com repertório estereotipado tendem a pedir sempre a mesma coisa quando saem para jantar/almoçar. Isso é péssimo, pois se está alimentando o padrão e sufocando a criatividade. Varie! Peça outras coisas do cardápio, se for preciso leve um dado ou faça "Minha mãe mandou"

Você precisa variar!

8 - APRENDA A COZINHAR PRATOS DIFERENTES



O mesmo do acima, só que com pratos feitos pela pessoa. Crie receitas novas, adicione ingredientes que nunca comeu, teste. Se não sabe cozinhar, aprenda.

APRENDA A COZINHAR!

9 - MANTENHA UM BLOCO PARA ANOTAR SUAS IDEIAS



Conforme você for praticando essas dicas que estou lhe propondo aos poucos vai perceber que pensamentos diferentes aparecerão em sua cabeça, não se assuste! Você está ficando criativo!

Mantenha uma forma de registro desses novos pensamentos e ideias, não os julgue, anote tudo pois mais bizarro ou inaplicável que pareçam.


10 - APLIQUE SUAS NOVAS IDEIAS NA SUA VIDA 



A única forma de um comportamento sobreviver é ele tendo uma função na sua vida, portanto comece a aplicar suas novas ideias e ver no que dá. Muitas delas não darão certo, mas isso não importa, muitas darão e serão reconhecidas pelas outras pessoas como Criativas.

É uma característica do ser humano, ser reativo ao novo, ou seja, criticar e ser resistente a tudo que é novo, não se abale com isso, com o tempo as pessoas vão se acostumando com o novo jeito de ser até ser "moda".


Para saber mais: Um pouco sobre teoria do caos e análise do comportamento. Uma abordagem não mentalista da criatividade.


Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário