Contato

sexta-feira, 10 de julho de 2015

7 DICAS DE COMO ENFRENTAR A ANSIEDADE

Como todo mundo sabe, a proposta desse blog é promover saúde, desenvolver pessoas e com isso prevenir doenças psicológicas/comportamentais.

É por isso que fiz esse post de utilidade pública para contribuir com a saúde geral da população que vem sendo acometida por esse mau da Ansiedade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a OMS, 3,4% de toda a população do globo, ou seja, cerca de 245 Milhões de Ansiosos, transtorno que pode evoluir ao Pânico, o qual já tem 252 Milhões de pessoas atingidas.

Essa alarmante noticia vem mobilizando grande parte da comunidade de Profissionais de Saúde para tomarmos medidas de promoção de saúde e prevenção da Ansiedade em toda a população. 

O blog Variando o Comportamento é comprometido com essa causa, e portanto irei dar dicas baseadas na ciência e em minhas experiências profissionais de como enfrentar a Ansiedade.

1 - Compreenda do que se trata a ansiedade: 

Ansiedade do ponto de vista comportamental é um Transtorno de Antecipação, ou seja, a pessoa vive na expectativa que algo ruim possa acontecer. Em algum momento da história de vida da pessoa, ela precisou se comportar para evitar prejuízos para si própria, sejam eles emocionais, financeiros ou mesmo físicos (pessoas que sofreram abuso e agressão física). 

Para mais leia esse artigo que escrevi a algum tempo: 


Ratinho pressiona a barra para evitar choque, modelo animal da ansiedade desenvolvido pela psicologia comportamental e amplamente utilizado na industria farmacêutica para o desenvolvimento de novas drogas. 

2 - Identifique do que está se tentando esquivar

Como o ratinho acima, a moça rói a unha (de maneira supersticiosa) para evitar uma possível crítica do chefe que raramente a valoriza. 


A Ansiedade é formada por reações fisiológicas de nosso organismo frente a um perigo eminente, portanto, identificar que perigo seja esse, seja ele uma reprovação, uma crítica, uma briga ou uma separação. É importante saber do que se tenta evitar para que medidas possam ser tomadas para construir comportamentos alternativos que não produzam ansiedade. 


3 -  Analise a possibilidade de enfrentar o foco da ansiedade

Após a crise ter passado, em um momento que está calmo, pense em estratégias que possam ajudar você a enfrentar a origem de sua ansiedade, o ESTIMULO PRÉ-AVERSIVO, que o faz fugir/esquivar e que produz as REAÇÕES ANSIOSAS. 

Algumas pessoas constroem relações em que inevitavelmente acabam ficando ansiosas, quando poderiam ao serem menos imediatistas e avaliarem melhor suas escolhas evitar tais efeitos. Portanto, avalie sua vida e como você está contribuindo para continuar ansioso. 

É preciso enfrentar aquilo que está produzindo a ansiedade para que ela não aconteça mais.

Escrevi um pouco mais sobre isso aqui: 





Durante a Crise: 

4 - Não tente fugir do sentimento de ansiedade/pânico


Ambos as reações, sejam elas as Ansiosas, como as de Pânico, são passageiras e de uma forma geral não matam, apesar de parecer o contrário. O que acaba acontecendo com muitas pessoas que estão sofrendo com Transtornos Ansiosos e de Pânico é que se apavoram e tentam de maneira inútil fugir daquele sentimento, o que acaba por produzir ainda mais reações. 

É como um ciclo vicioso. 

5 - PARE!

Tenha em mente que aquilo é passageiro, pare o que esteja fazendo, observe suas reações e aceite-as. Lembra na época de criança que a enfermeira falava que aquela dor da injeção seria só uma picadinha e logo iria passar? 

Tentar controlar a dor funcionava ou ela passava quando tinha que passar? 

Lembra sobre o que eu disse sobre antecipar? Pois é... 


6 - Respire, somente respire. 

Sente-se e respire bem devagar mantendo sua atenção na sua respiração, não tem problema se seus pensamentos se desviarem para outros lugares, se perceber que está saindo do foco, volte para a respiração calmamente. 



7 - Procure um Psicoterapeuta!

Se você perceber que não consegue identificar sozinho os passos 1, 2, 3 e construir novos comportamentos de enfrentamento do ESTIMULO PRÉ-AVERSIVO, procure um Terapeuta. As técnicas de meditação e respiração podem te ajudar no momento da crise, mas se você não se Desenvolver Pessoalmente com a ajuda de um terapeuta, não adianta. 

O mesmo digo sob remédios psicotrópicos. Sem terapia não funciona. 
Antidepressivos sem terapia não funcionam




Espero ter ajudado você com essas dicas! 

Um forte abraço! 

Marcos Adilson Rodrigues Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário