Contato

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Autonomia: Retomando a direção da própria vida!

Antes de começar esse post peço que reflita sobre as duas questões seguintes e preencha essa lista abaixo:

Lista levantamento


Aposto que a lista é grande, e o nosso objetivo aqui é te ajudar a diminuir essa lista e aumentar a seguinte: 

Lista do recomeço


É normal para muitas pessoas em razão de inúmeros acontecimentos durante a vida, sacrificar certas atividades por outras, como trabalho, cuidados com os filhos, a casa, etc. A pessoa muitas vezes não tem opção, pois se vê sobrecarregada com múltiplas tarefas, e acaba por deixando de fazer aquilo que costumava fazer antes e lhe trazia um sentimento de satisfação e autonomia. 

Acontece que nossos sentimentos são produzidos em sua grande maioria pelos nossos comportamentos, ou seja, como nos relacionamos ativamente com o mundo. Se estamos tendo comportamentos que são eficazes em obter seus fins, nós nos sentimos felizes, satisfeitos, etc. Se por outro lado paramos a coisa começa a ficar complicada, nos sentimos impotentes, tristes, etc. 

A boa notícia é!!! 



A retomada de atividades consideradas prazerosas, divertidas, ou que estejam associadas a sentimentos de superação e autoconfiança são uma excelente forma de iniciar a caminhada rumo a uma vida mais feliz e produtiva.



Seja paciente consigo mesmo, não estou propondo que você retome todas as atividades da lista que você elaborou de uma vez.

Faça o seguinte!!! 





Organize sua lista de maneira que a mais fácil fique em primeiro lugar e  mais difícil por ultimo. Isso mesmo, agora pegue a primeira atividade da lista 1 (Quantas coisas que eu fazia e me satisfaziam e que já não faço mais?) e a faça de maneira a arranjar um tempo em sua rotina para pelo menos uma vez por semana. 

Perceba como você se sente fazendo isso? Você está se sentindo melhor? Bom, se não calma que não acabamos!!!



Após inserir a primeira atividade do item 1, siga para a primeira do 2, e depois disso a primeira do 3. 

Quanto todas entrarem na sua rotina, comece a adicionar as segundas de cada item, e assim por diante. 

Ah, e não se esqueça de ir adicionando as atividades na lista do recomeço!!! 



É um método extremamente simples, mas garanto que vai fazer você se sentir muito mais feliz e capaz de retomar as rédeas da vida! 

Fique a vontade de comentar suas experiências com esse método! 

Um forte abraço! 

Marcos Adilson Rodrigues Júnior




Nenhum comentário:

Postar um comentário